Pastor Ivo Nogueira
- Casado com Nelsonita Amaral
Nogueira(Maranhense de São Luis, Capital). Pais de Ivie, Keila e Lucas .
EXPERIÊNCIA
MILITAR, FORÇA AÉREA BRASILEIRA RIO DE JANEIRO, RJ 1977 - 1995
✓ Redigiu descrições de funções em escritório e diretivas.
✓ Exerceu atividades militares especializadas no Quadro de Saúde pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 1978 até 1995
✓ Classificou e encaminhou correspondência e mensagens recebidas.
✓ Após formação especializada, Liderou, Monitorou e Operacionalizou em Campanha pela SUCAM em combate ostensivos em endemias nacionais.(1984 a 1988)
✓ Documentou e processou materiais confidenciais.
✓ Treinou e supervisionou diversos indivíduos.
✓ Participou da Operação Guará em 1994 no Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, Estado do Maranhão, em cooperação com a NASA, ITA, dentre outros, compondo a Equipe de Saúde, Segurança e Monitoramento.
DIRETOR GERAL DO COLÉGIO BATISTA DANIEL DE LA TOUCHE - SÃO LUIS-MA - 1998 a 2000
✓ Desenvolvimento do Programa Curricular
✓ Desenvolveu um programa curricular para alunos com os mais diversos estilos de aprendizagem, dificuldades, forças e fraquezas.
✓ Desenvolveu planos de aulas semestrais inovadores e exercícios de aplicação prática para a sala de aulas, revertendo a média das notas dos testes de física e química de 65% para 87%.
✓ Técnicas de Ensino Dinâmicas
✓ Ensinou os alunos em diversas disciplinas, utilizando uma variedade de técnicas, tais como a fonética, a aprendizagem multissensorial e a repetição, de modo a reforçar a aprendizagem.
✓ Criou e implementou cursos de escrita após as aulas para que os alunos desenvolvessem técnicas de redação de cartas de apresentação.
SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA- MA 2003
✓ Criou e implementou cursos de escrita após as aulas para que os alunos desenvolvessem técnicas de redação de cartas de apresentação.
✓ Organizou registros de notas para aumentar a velocidade de consulta.
✓ Desenvolvimento Direcionado
✓ Reuniu com os pais e encarregados de educação para discutir a evolução das crianças e para definir prioridades e necessidades de recursos.
✓ Desenvolveu e lecionou lições sobre livros infantis, poemas, filmes e temas para promover o interesse dos alunos.
✓ Melhorou com sucesso a participação de alunos em sala de aula através da integração de exercícios de representação criativos.
✓ Conferências de Evolução dos Alunos
✓ Conduziu conferências com pais, administradores, especialistas de testes e assistentes sociais para discutir planos educativos concebidos
✓ Organização de Dados
✓ Organizou as notas de mais de 80 alunos em uma base de dados online para acesso imediato por parte dos pais.
✓ Colaborou com uma equipe da faculdade para desenvolver programas de explicações extracurriculares para alunos com necessidades de ajuda adicionais.
✓ Introduziu o Plano Nacional de Leitura adotado em todo o país.
✓ Aplicou [atividades] e técnicas de [técnicas] para encorajar a aprendizagem dos alunos e construir uma comunidade na sala de aula.
✓ Criação do Programa Curricular
✓ Concebeu, desenvolveu e implementou aulas diárias para 90 alunos.
✓ Modificou o plano curricular de educação geral para alunos com necessidades especiais com base numa variedade de técnicas e tecnologias de ensino.
✓ Integração da Tecnologia
✓ Participou em cursos de formação em tecnologia e deu formação a colegas em novos conceitos e práticas tecnológicas aplicáveis à sala de aula.
✓ Implementou um Sistema de Acompanhamento entre colegas do 1.º ao 5.º ano, incentivando o desenvolvimento do aluno e o entusiasmo pela aprendizagem.
✓ Participou no Conselho de Filiação da Escola e reviu políticas e regras do instituto.
✓ Implementação de Programas
✓ Deu aulas de leitura, línguas, ciências sociais, matemática, ciências, educação visual e física a alunos, de acordo com os programas de ensino do Ministério da Educação.
✓ Introduziu programas de sensibilização especiais à presidência do departamento num esforço para aumentar o interesse da instituição no serviço comunitário.
✓ Desenvolveu programas para trabalhar com alunos e aumentar o interesse no ensino superior.
✓ Facultou apoio fundamental para o projeto de expansão da biblioteca.
✓ Planejou, aplicou, supervisionou e avaliou programas didáticos na sala de aula de acordo com os regulamentos e objetivos do Ministério da Educação.
✓ Envolvimento dos Alunos
✓Voluntariou-se como Moderador para o clube de debates dirigido pelos alunos, supervisionando reuniões semanais após as aulas e participando nas conferências quinzenais no fim de semana.
✓ Motivação dos Alunos
✓ Desenvolveu materiais para o clube do livro, que se realiza após as aulas, de modo a motivar os alunos a ler romances clássicos e a aumentar os níveis de formação entre os alunos do ensino básico.
✓ Administração.
ASASSESSOR ESPECIAL DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO PARA EDUCAÇÃO - GOVERNADORA ROSEANA SARNEY/2001-2004
✓ Aplicou atividades e técnicas de Análise Transacional para encorajar a aprendizagem dos alunos e construir uma comunidade na sala de aula.
✓ Deu aulas de leitura, línguas, ciências sociais, matemática, ciências, educação visual e física a alunos, de acordo com os programas de ensino do Ministério da Educação.
✓ Implementou workshops de leitura e redação para aumentar a literacia dos alu
nos e apoiar os programas de leitura da escola.
✓ Conferências de Evolução dos Alunos.
✓ Conduziu conferências com pais, administradores, especialistas de testes e assistentes sociais para discutir planos educativos concebidos para promover o desenvolvimento educativo/social dos alunos.
✓ Implementou um Sistema de Acompanhamento entre colegas do 1.º ao 5.º ano, incentivando o desenvolvimento do aluno e o entusiasmo pela aprendizagem.
✓ Fomentou a criação do Programa Curricular
✓ Supervisionou e desenvolveu a implementação de aulas diárias para alunos da regional/gerência de Açailândia.
✓ Planejou, aplicou, supervisionou e avaliou programas didáticos na sala de aula de acordo com os regulamentos e objetivos do Ministério da Educação.
✓ Desenvolveu programas para trabalhar com alunos e aumentar o interesse no ensino superior.
✓ Implementação de Atividades
✓ Atingiu todos os objetivos de aprendizagem propostos através da implementação de trabalho conjunto com professores da Rede Estadual na Gerência .
✓ Desenvolvimento do Programa Curricular
Desenvolveu um programa curricular para alunos com os mais diversos estilos de aprendizagem, dificuldades, forças e fraquezas.
✓ Desenvolveu planos de aulas semestrais inovadores e exercícios de aplicação prática para a sala de aulas, revertendo a média das notas dos testes de física e química de 65% para 87%.
✓ Participou no Conselho de Filiação da Escola e reviu políticas e regras do instituto.
✓ Recebeu, de forma consistente, avaliações positivas de professor por parte dos alunos.
✓ Integração da Tecnologia
✓ Participou em cursos de formação em tecnologia e deu formação a colegas em novos conceitos e práticas tecnológicas aplicáveis à sala de aula.
✓ Colaborou com uma equipe da faculdade para desenvolver programas de explicações extracurriculares para alunos com necessidades de ajuda adicionais.
✓ Aprendizagem Interativa
✓ Introduziu e encorajou aulas marcadas por um ambiente de debate para aumentar a participação ativa e o pensamento crítico dos alunos.
✓ Administração
✓ Geriu o Planejamento Estratégico da Educação da Regional de Açailandia-MA que resultou em dados imprescindíveis para intervenções e correções educacionais.
✓ Facultou apoio fundamental para o projeto de expansão da biblioteca.
✓ Organização de Dados
✓ Incentivou técnicas de Ensino Dinâmicas
✓ Ensinou os alunos em diversas disciplinas, utilizando uma variedade de técnicas, tais como a fonética, a aprendizagem multissensorial e a repetição, de modo a reforçar a aprendizagem.
✓ Introduziu o Plano Nacional de Leitura adotado em todo o país.
✓ Técnicas de Ensino Dinâmicas
✓ Ensinou os alunos em diversas disciplinas, utilizando uma variedade de técnicas, tais como a fonética, a aprendizagem multissensorial e a repetição, de modo a reforçar a aprendizagem.
✓ Melhorou as notas dos alunos no exame nacional em 20% no período de um ano, através da implementação de um novo programa curricular.
Aplicou atividades e técnicas para encorajar a aprendizagem dos alunos e construir uma comunidade
na sala de aula..
✓ Implementação de Programas
✓ Deu aulas de leitura, línguas, ciências sociais, matemática, ciências, educação visual e física a alunos, de acordo com os programas de ensino do Ministério da Educação.
✓ Deu explicações a alunos desfavorecidos após as aulas.
✓ Desenvolveu e lecionou lições sobre livros infantis, poemas, filmes e temas para promover o interesse dos alunos.
✓ Mentor dos Alunos
✓ Voluntariou-se como Consultor de Orientação temporário dos alunos para ajudar a resolver questões pessoais dos alunos.
✓ Implementou um Sistema de Acompanhamento entre colegas do 1.º ao 5.º ano, incentivando o desenvolvimento do aluno e o entusiasmo pela aprendizagem.
✓ Planejou, aplicou, supervisionou e avaliou programas didáticos na sala de aula de acordo com os regulamentos e objetivos do Ministério da Educação.
✓ Desenvolveu programas para trabalhar com alunos e aumentar o interesse no ensino superior.
✓ Aumentou as notas dos alunos em cerca de 14% com aulas de apoio e mais atenção.
✓ Implementação de Atividades
✓ Atingiu todos os objetivos de aprendizagem propostos através da implementação de atividades de aprendizagem .
✓ Introduziu programas de sensibilização especiais à presidência do departamento num esforço para aumentar o interesse da instituição no serviço comunitário.
✓ Motivação dos Alunos
✓ Desenvolveu materiais para o clube do livro, que se realiza após as aulas, de modo a motivar os alunos a ler romances clássicos e a aumentar os níveis de formação entre os alunos do ensino básico.
✓ Recebeu, de forma consistente, avaliações positivas de professor por parte dos alunos.
✓ Integração da Tecnologia
✓ Participou em cursos de formação em tecnologia e deu formação a colegas em novos conceitos e práticas tecnológicas aplicáveis à sala de aula.
DIRETOR GERAL DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EBENEZER - CDHE - 2004-2021
✓ Respondeu a e resolveu uma média de 20 questões por semana, atingindo ou superando consistentemente todos os parâmetros de desempenho.
✓ Elaborou comunicados de imprensa, catálogos, brochuras e anúncios de serviço público para promover programas.
✓ Organizou fóruns educativos, encontros e eventos de lançamento para promover a criação de redes de contatos e a ligação entre empresários, fornecedores de serviços e patrocinadores.
✓ Agendou e deu aulas como contratado, eventos especiais e programas de desporto e para idosos.
✓ Coordenou a calendarização, a comercialização, a logística de contratos e a manutenção de equipamentos e de provisões.
✓ Supervisionou uma equipe local durante um simulacro de cenário de catástrofe realizado em vários distritos, sob orientação nacional.
✓ Preparou semanalmente relatórios orais e escritos sobre programas de serviços à comunidade.
✓ Planejou e promoveu atividades de serviços à comunidade dentro e fora do campus.
✓ Recolheu e analisou dados culturais, educacionais, sociais e demográficos sobre a comunidade para guiar o desenvolvimento do programa local.
✓ Representou o município em reuniões de organizações profissionais e comunitárias.
✓ Elaborou horários e programas de trabalho.
✓ Realizou a manutenção de registros de inventário e equipamentos.
✓ Trabalhou de perto com organizações, empresas individuais e agências governamentais para promover um clima acolhedor para as empresas.
✓ Treinou pessoal novo.
ESCOLARIDADE
- Cursou ensino fundamental básico na Escola República do Acre, Fundamental Maior e Ensino Médio no Colégio Federal Pedro II (Unidade Bernardo de Vasconcelos e Marechal Floriano).
- Formou-se Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) – 1982
- História e Cultura Contemporânea – Faculdade Bennetti (RJ) – 1989
- Formou-se em Análise Transacional 101 e 202 – Instituto de Integração Humana – 1992- Militar da Aeronáutica(Reserva) – 1977 - 1995
-
Medalha Militar por Excelentes
Serviços Prestados à Nação – 1988
- Planejamento Estratégico – Escola Superior de Gestão Pública do Governo do Estado MA – 1997
- Professor Estatutário da Rede Pública de Ensino do Governo do Estado do Maranhão - 1995
- Cursou Direito FACIMP - 2007
- Formou-se em Pedagogia – FLATED – 2012
- Pós graduado em Gestão e Supervisão Escolar FATEH – 2020
- Pós Graduado em Gestão Pública FATEH - 2020
![]() |
Vínculo Institucional 1992 - 2005 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades 1/2002 - 12/2003 Direção e administração, Gerencia de Desenvolvimento Regional do Tocantins, Núcleo de Meio Ambiente e Des Sustentável - CDHE.
Cargo ou Função Coordenador de Programa. 2/2001 - 12/2002 Direção e administração, Gerencia de Desenvolvimento Regional de Açailândia, Diretoria de Educação, GOMA.
Serviço Realizado Gerente de Rede. 1/1998 - 2/2001 Treinamentos Ministrados , Gerencia de Desenvolvimento Regional de Açailândia, GOMA
Treinamentos Ministrados Curso de formação de Professores para o uso de A.T.E 2/2002 - 2/2003
Cargo ou Função Coordenador de Programa. 1/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Gestão Escolar, Núcleo de Tecnologia Educacional - CHDE.
Serviço realizado
Apoio Técnico na Gestão de Redes. 1/1999 - 12/1999 - CDHE
Treinamentos ministrados , Rhode Sland Teaching Technology Inittiative, Núcleo de Tecnologia Educacional, CDHE
Treinamentos Ministrados
Curso de Capacitação de Professores de Escola pública (2003, 2004, 2008)
OUTRAS ATIVIDADES RELIGIOSAS E SOCIAIS RESUMIDAS
Pastoreou:
- Segunda Igreja Batista do Rio de Janeiro(Pastor-Auxiliar); 1984
- Igreja Batista em Parque Allian-São João Meriti/RJ(Pastor- Presidente);1985
- Primeira Igreja Batista em Grande Rio- São João Meriti/RJ (Pastor- Interino) 1987
- Quarta Igreja Batista de Nilópolis-Nilópolis/RJ (Pastor-Presidnte) 1992
- Igreja Batista em Bairro de Fátima-São Luis/MA; 1994
- Igreja Batista Adonai- São Luis/MA; 1998
- Primeira Igreja Batista de Açailândia-Açailândia/MA; 2001
- Ministério Família de Deus – Açailândia/MA - 2007
Representação Denominacional:
- Secretário Geral da Associação Batista Meritiense; 1987
- Presidente da Junta Administrativa do Colégio Batista Daniel de la Touche; 1998
- Diretor do Colégio Batista Daniel de La Touche; 1998-2000
- Presidente da Convenção Batista Maranhense; 2000-2002
Representação Secular
Membro da Comissão Extraordinária de Defesa Civil de 1989 - São João Meriti/RJ
Fundador do Centro Especial Orientação – CEO – 1992
Professor Concursado do Estado do Maranhão GOMA - 1995
Assessor Especial do Governo do Estado do Maranhão GOMA – 2001
Secretário Executivo da Fundação Cultural Esperança – 2005
Contratado pela PMA – Prefeitura Municipal de Açailândia
Secretario Municipal de Educação de Açailândia pma – 2003 Diretor da Defesa Civil de Açailândia PMA – 2013
Presidente do Grupo do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Solidos de Açailânida – PMA - 2013
Presidente do Conselho Fiscal da OSCIP Instituto Família Feliz – 2009 - 2020
. NOME COMPLETO: IVO NOGUEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário