segunda-feira, 3 de setembro de 2012

COMPLEXO DE VIRA-LATA II


É grande a preocupação da geração atual sobre a qualidade daquilo que estamos comendo; eu fico aqui pensando quantos de nós estamos preocupados com aquilo que está nos comendo”. (Rick Warren)
Em continuação ao tema da semana anterior, vimos ali que o “Complexo de Vira-Lata é uma expressão criada pelo dramaturgo Nelson Rodrigues. Uma figura utilizada por ele para descrever o comportamento de muitos brasileiros perante suas eventuais derrotas na vida. Uma cisma pessoal. É “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”(WKPD)”. Dali percebemos que muitas pessoas abandonam suas esperanças e sonhos tão logo os primeiros tropeços de sua vida aconteçam. Daí um comportamento muitas vezes leviano e vulgar predomina mentes e corações que passam a se auto-proclamarem pessoas sem solução. Esta desilusão contamina uma geração que pode vir a compreender que, tal qual um Karma, não tem jeito. Esta destinada a ser dominada por uma sensação de miserabilidade moral e ética. Com isto, os sonhos de soluções saudáveis ficam distante e passa a predominar uma conduta de selvageria econômico-financeiro ao estilo salve-se que puder. Assim, surgem as falácia de quem se oportuniza da desgraça moral e da desesperança coletiva. Onde entra, então, o respeito e a dignidade humanas. Onde figuram os mais nobres e sábios procederes da sensatez. Em que ficam contidos o bom senso da cidadania, se para construir um lugar melhor suas mentes mais brilhantes necessitam abandonar a cidade que amam. Afirmações históricas que dominam o pensar de nossa cidade sugerem uma falta de concretude eficaz que catapulte nossa vocação para uma efetiva justiça social que fique longe de discursos vazios ou subornados pela cegueira da sobrevivência inútil. Por exemplo, diz-se:
Ä As Siderúrgicas e Empresas do Pequiá devem investir nas ruas da cidade – Não esperemos por isso. Nossa cidade tem uma vocação forte nessa área. Façamos logo calçamentos vigorosos e de primeira qualidade, inclusive, em locais de discussão quanto a origem da responsabilidade do asfaltamento. Historicamente, todos os dirigentes até hoje usaram as mesmas justificativas para que o estado das vias do Distrito Industrial continuassem como estão. É preciso levar a sério a questão Pequiá que o retorno vem; senão vamos aos pouco ver tudo esvair-se entre os nossos grossos dedos.  Minério aqui é ouro. Então vamos fazer as vias expressas para seu transporte. Facilitar seu tratamento e beneficiamento. Proteger a fauna e a flora das agressões. Temos siderúrgicas e não temos bombeiros, nem um hospital especializado ou setor para queimado com profissionais capacitados. Vamos fazer logo o dever de casa. Abrir e ceder áreas com isenções municipais programadas, visando a implantação de indústrias e empresas no local. É urgente o replanejamento da cidade para que ela seja contemplada com tudo o que ela tem direito em riquezas;
Ä Há muitos desempregados em Açailândia – Negativo. Há muita falta de criatividade para geração de renda. Veja o quanto já realizaram o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e outras ONGs. Porém, existe muito mais a ser feito. Temos estradas muito mal aproveitadas. Ali em suas marginais podem ser feitos quiosques padronizados com artesanatos, alimentos, vestuários e tudo de bom que nossa terra e nossa gente produzem, sendo oferecido aos viajantes de forma limpa, ordeira e prestativa;
Ä Os recursos de Açailândia vêem somente do Ferro – É hora de criarmos Parques Ambientais, Hortos Florestais, Instancias Hídricas, Parque da Cidade, Trilhas Ecológicas, Turismo Ecológico, Turismo Aventura, Coleta Seletiva do Lixo, Compra de Lixo (Isenção), Mirantes Ambientais e Estéticos, Aproveitamento das Margens das BRs para cultivo de hortas como feito em Santa Catarina. Aproveitar todos os rios e lagos da região, fazendo um estudo profundo de suas qualidades e problemas, visando criar um programa de revitalização, antes de darmos sua “Extrema Unção” com os projetos “Fabulo$o$” de transformação em áreas de lazer. Criar uma Agenda Ambiental e outra Cultural. Tornar os finais de semana em dias de investimento na família, criança e idoso, dando transporte gratuito a cada 5° domingo, inicialmente, para todo povo das 8h às 17h. Fazer uma programação focalizada na família e não somente no jovem. Incentivar, intercambiar e proteger artistas, esportistas, escritores, músicos e todas as manifestações culturais de forma digna e construtiva. Existem recursos no Brasil e na União Européia para isso. Alguns impostos sobre o Meio Ambiente ainda não foram requeridos ao máximo em nossa região ao Governo Federal. Basta querer;
Ä Nossas estradas são muito violentas – Falácia. Crie-se logo um Albergue do Caminhoneiro, gratuito, com regras claras e seguras. Ali ele encontra roupa de cama, local limpo e confortável para dormir e uma alimentação básica a um preço mínimo nas refeições. Com seus veículos “adesivados” eles divulgarão Brasil a fora nossa cidade e quererão vir sempre aqui;
Ä Nossa cidade esta sendo destruída – Nossa cidade melhorou em alguns momentos, mas todo o país melhorou muito mais. Essa é a verdade. Porém, ainda estamos longe de onde deveríamos nos encontrar. O nosso velho defeito de aguardarmos somente pelas autoridades políticas ainda perdura. Equívoco. Todos devemos pensar a cidade. Independente de quaisquer circunstancias.
Para implementar estas e outras realidades que ainda vou tratar, se me permitirem, será preciso vencer os nossos complexos nacionais. O Teólogo Episcopal, John Stott, afirmou: “Ou agradamos as pessoas dizendo o que eles querem ouvir ou dizemos a verdade que elas não querem ouvir. Ou somos infiéis e conquistamos popularidade, ou corremos o risco de nos tornarmos impopulares por causa da nossa fidelidade. Não é possível ser fiel e popular ao mesmo tempo
A Bíblia é irretocável em seu Dia Especial, pois é o único livro de fé da história humana que faz uma auto-critica imparcial de seus heróis e de si mesma. Ela nunca esperou por críticos. Ela se antecipou a eles (2ª. Pedro 3:14-16). Ela em nosso contexto afirma:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” ( I Pedro 1:3-5)
Paz e Bênção
Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” (Apoc. 3:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE IGREJA É ESSA? I

QUE IGREJA É ESSA? II

PAPO FAMILIA

IN TV FAMILIA

PALAVRA PROFÉTICA II

PALAVRA PROFÉTICA III

PALAVRA PROFÉTICA VI

PALAVRA PROFÉTICA V

PALAVRA PROFÉTICA VII

FAMILIA DE DEUS

NUNCA PARE DE LUTAR

Loading...

IN - O SONHO

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

IN - Tunel do Tempo

Loading...

IN - ABORTO

Loading...

SOBRENATURAL

SOBRENATURAL

IN - AGRADECE A VOCÊ...

OLÁ, QUERIDO(A)! VOCÊ ESTEVE VISITANDO UM ESPAÇO MUITO BOM PARA VOCÊ CRESCER E AJUDAR MUITOS OUTROS A CRESCEREM NA FÉ, ESPERANÇA E AMOR. CRESCER EM GRAÇA E EMOCIONALMENTE. ESPAÇO DE EDIFICAÇÃO E SEM JULGAMENTOS. PAZ INTERIOR E HONRA. AQUI VOCÊ SEMPRE É BENVINDO. DIVULGUE ESTE MINISTÉRIO ENTRE FAMILIARES, IRMÃOS NA FÉ, PARENTES E AMIGOS. VOCÊ NOS ABENÇOARÁ COM ASSIM. SE DESEJAR NOS ABENÇOAR COM A MANUTENÇÃO DESSA OBRA DEDIQUE SUA OFERTA PARA "Primeira Igreja Batista de Açailândia - Banco do Brasil - Agência 1311-0, Conta Corrente: 33407-0. AMAMOS VOCÊS E ORAMOS POR SUA FAMÍLIA.
Isaías 58:12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
PAZ & BÊNÇÃO
"Tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente." (3a. João,2)
SHALOM B’RACHOT (PAZ & BENÇÃO).

VISITE O MEU BLOG
:
http://ivonogueira.blogspot.com
Skype: ivonogueira789
WhatsApp: 5599981153797
FACEBOOK: Ivo Nogueira
MSN: ivopr@hotmail.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
http://www.institutofamiliafeliz.com
CNPJ: 07.349.593/0001-45
Fone: 99-35382192

FONE: (98) 981281008 - 996097155 / (99) 981153797(WhatsApp) - 991275683
------------------------------------------------------------

Conta Bancária
Caixa Econômica Federal
Agência: 1119
Op.: 001
Conta Corrente: 00026329-8
-------------------------------------------------------------
BANCO DO BRASIL
Agência: 5908-0
Conta Corrente: 34.339-0
CPF: 531.592.767.91
------------------------------------------------------------
Obrigado pela Cooperação