sábado, 27 de dezembro de 2014

NÃO ENTENDO ESSES PASTORES!

SER PASTOR É...
  (1Coríntios 4:1, 2; 1Timóteo 3:1)

Pr. Irland Pereira de Azevedo

Chamado pelo Senhor no dia mesmo de minha conversão aos 15 anos e meio, mas entregue nas mãos do Eterno aos seis meses de idade, quando desenganado pelos médicos, fui a Ele dedicado por minha mãe, para “ser como um desses pregadores que aparecem entre nós” – dizia ela ao referir-se a pregadores presbiterianos que iam a Bom Destino, município de S. Fidélis, e falavam de Jesus à nossa gente. Sim, há mais de quatro décadas estou a servir ao Senhor, com alegria, no Ministério da Palavra. E folgo em dizer aos colegas que, se Deus costumasse fazer clonagem, e me quisesse clonar mil vezes, gostaria de SER PASTOR mil vezes...

De certo SER PASTOR é uma infelicidade, uma empreitada penosa e difícil, uma caminhada de desencantos, para quem não for realmente vocacionado pelo Senhor.

Chamado, entretanto, o homem de Deus sente o privilégio de a Ele dedicar o melhor de sua vida, de ao Seu povo servir, de aos homens comunicar a palavra de salvação, não obstante as dificuldades e aflições que lhe sobrevêm.

Mas, que é ser pastor? Qual é o quid proprium, a natureza mesma do ser pastor?

Responde o Apóstolo das Gentes, colega nosso, que “os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1Cort. 4:1), e que a obra do episcopado é excelente (1Tim. 3:1).

Entendo, meus companheiros no bendito Ministério, que SER PASTOR é estar inserido no plano de Deus para a redenção da humanidade. Deus não tem outro plano: nem enviar seus anjos, nem dispor de um imenso amplificador para que Sua própria voz transmita com perfeição, e sem distorções, Sua palavra de redenção[1]. Seu plano consistiu no envio de homens - “Houve um homem enviado de Deus cujo nome era João...” (João 1:6).

 SER PASTOR é ser auxiliar de Cristo, a “remar” no barco de Seu Reino, sob suas ordens; não é ser dono da igreja, nem definidor de seu destino. É, sim, estar com Cristo, para assisti-lo. E é ser mordomo, administrador responsável dos mistérios de Deus, Evangelho que por séculos esteve oculto dos homens e que se manifestou em Cristo.

 SER PASTOR é ser arauto que solene, grave e dignamente anuncia os decretos do Rei; é ser profeta a falar da parte do Senhor; é ser sacerdote, - por que não? - a abraçar as aflições e as dores da humanidade e levá-las à presença do Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

SER PASTOR é ser mestre, a retirar das despensas de Deus a palavra que instrui, informa, transforma e orienta para o tempo e a eternidade.

SER PASTOR é ser conselheiro pronto a ouvir, compreender e ajudar; e amigo que tem a palavra oportuna e veraz, a mediar o bálsamo divino para corações feridos.

SER PASTOR é ser líder do povo de Deus, que aparece menos pela autoridade que reivindica, pelo domínio que pretende exercer, e mais, muito mais, pelo caráter, pela integridade, pelo exemplo.(1Ped. 5:2, 3).

SER PASTOR não é ser o “faz-tudo”, o “manda-chuvas”, o “super-astro”[2]  a brilhar na ribalta de uma tribuna sagrada que se transforma em  passarela de exibicionismo e vaidade. Não. É ser “preparador”, “treinador”, “habilitador” do povo de Deus para que este sirva, edifique a igreja, promova o Reino de Deus no mundo, cresça enquanto serve, sirva enquanto amadurece e tem por padrão a excelência da estatura do varão perfeito - Jesus Cristo.

SER PASTOR não é ser super-homem ou semideus. É ser homem, comum, normal, mas sobrenaturalmente habilitado para servir ao povo de Deus. É ser homem de verdade e da verdade. É ter os pés no chão do sofrimento, das necessidades e desafios humanos e a cabeça no céu das provisões divinas para um mundo carente.

SER PASTOR é ser capaz de no mesmo dia sorrir e chorar, celebrar a vida e consolar na morte; é ter coração simples com de uma criança para perdoar, e forte como de um gigante, para a sucessão muita vez pavorosa, de experiências traumatizantes.

SER PASTOR é viver no tempo, a edificar para a eternidade; é ser construtor de pontes, pelo mistério e ministério da Palavra, entre o pecador perdido e o Salvador do mundo; entre pessoas que se estranham e agridem-se; entre o sem sentido da História e o sentido que a Palavra revelada aponta; entre as trevas da ignorância espiritual e a luz do Evangelho da graça; é ser embaixador, a proclamar para os homens de todos os tempos: “Reconciliai-vos com Deus”, por isso que a ele foi entregue o ministério e nele foi posta a Palavra da reconciliação.

SER PASTOR é ser um paradoxo vivo: é ser afligido e estar sempre alegre; é ser pobre e enriquecer a muitos, e parecer nada possuir, e tudo possuir; é vida que se queima no altar de Deus, entendendo como ventura maior viver e servir.

O Pastor dá razão a Tagore quando afirma: “Sonhei que a vida era alegria; acordei e descobri que viver é servir; servi e descobri que servir é alegria”.

SER PASTOR é participar de uma obra excelente, bela, que dura, que transcende os limites do espaço e do tempo, que glorifica a Deus; é, por isso, o mais belo dos ofícios, a mais gloriosa das missões, o mais compensador dos sacrifícios.

SER PASTOR requer, entretanto, para que seja experiência venturosa, que o homem de Deus viva no centro da vontade do Senhor e tenha a dedicação exclusiva do soldado, a disciplina rigorosa do atleta, a diligência e perseverança do lavrador, a aplicação diuturna do obreiro a dividir bem a Palavra, a abrir caminhos retos para o caminhar seguro e firme do povo de Deus sob seu cuidado e liderança.

Sejamos Pastores assim, conforme o coração de Deus, e como mordomos fiéis da Palavra eterna.

E a Bíblia diz:
"Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5.16-18).

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

QUE RUMO DEVO TOMAR???

As coisas tem que passar, os dias têm que mudar, os ares têm de ser novos e a vida continua, com ou sem qualquer um.Caio Fernando Abreu
É óbvio que para você crescer ou mudar terá que enfrentar a perda de pessoas, a crítica dos incrédulos, a zombaria dos desinformados e a afronta dos perturbados. Contudo, acolher os novos amigos, aceitar reconciliados, jovializar-se com os inovados, pragmatizar com os novos teóricos, sustentar os fracos que te acompanharam e sonhar com todos até e depois da concretização de tudo.
Nunca parar ou paralisar-se por evento ou circunstancia nenhuma.
Jamais tomar a solidão e a incompreensão como derrota ou ameaças.
Saber atravessar desertos, andar em planícies, percorrer vales, dormir em cavernas e contemplar a aurora com um enorme sorriso de satisfação e dever cumprido. Nunca ficar prisioneiro de mágoas ou ressentimentos e muito menos de um espírito vingativo. Perdoar e doar.
Amor que não se pratica não é amor.
Viver sonhos que custa tempo e prova os amigos autênticos que estiverem ao seu lado.
Realizações alcançadas não podem ser troféus para se esfregar na fronte de desafetos ou opositores, pois isso desmerecerá a vitória e diminuirá sua conquista.
Seja verdadeiro e nunca faça da verdade um punhal contra ninguém, mas uma chama de inspiração para todos em sua volta e para os distantes também.
Jamais seja menos do que você foi feito por Deus.
Trabalhe para as pessoas, sem esperar reconhecimentos, mas, se eles vierem, celebre-os com satisfação e alegria incomuns.
Ame o sol e a natureza eles notificam a você que lhe foi concedida mais uma chance de recomeçar.
Viva de modo digno de sua vocação e não se iluda com as trapaças da vida. Você pode ser grande com coisas mínimas e pequeno em coisas imensas.
Seja autentico e faça sucesso, pois sucesso é ser feliz. Quem é feliz é uma criança resgatada de dentro de cada um de nós.
Você é o projeto de Deus. Não frustre tudo de bom que Ele te tem feito. Seja feliz ao seu modo, mas não torne o seu modo um modelo para ninguém. Descubra em si a verdadeira mensagem de Deus para sua vida. Abra-se para recebê-la. Surpreenda-se com Deus. Ele não é uma religião ou um ritual religioso.
Ele é um amigo neste tempo e você o alvo do amor dEle.
Creia em Jesus de todo coração, pois é a estrada mais rápida e fácil de se chegar a Deus, ao próximos, à natureza e a si mesmo.
Pronto, siga sua estrada e não reclame de nada. Pensar coisas ruins, ver coisas ruins, falar coisas ruins, nos tornam ruins.
Seja uma bênção. Hoje e sempre.
Você só precisa agir rumo ao seu destino. Não finja que o desconheça.
Aja!!!

E a Bíblia diz:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

VOCÊ ENTROU EM MINHA VIDA...


É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais. Dalai Lama
 
Há pessoas que chegaram em minha vida ficaram olhando, olhando e foram embora...
Há pessoas que chegaram minha vida tiraram tudo  que podiam tirar e depois me jogaram fora...
Há pessoas que chegaram em minha vida sondaram tudo em minha volta, viram consistência e conteúdo, mas não tiveram paciência de esperar o sonho acontecer devido a sua demasiada pressa...
Há pessoas que chegaram em minha vida olharam e escutaram e preferiram zombar de tudo que penso e sonho acontecer...
Há pessoas que chegaram em minha vida que foram recebidas com tanta festa, foram embora e nem se despediram com um adeus...
Há pessoas que chegaram em minha vida e tornaram-se meus inimigos gratuitos sem jamais sentarem um segundo se quer para me ouvir...
Há pessoas que chegaram em minha vida e decidiram me destruir de qualquer forma. Como não lograram êxito, resolveram me difamar o máximo que pudessem para terem a falsa sensação de vitória...
Há pessoas que chegaram em minha vida e se fizeram de amigos, mas queriam apenas uma carona para se promoverem...
Há pessoas que chegaram em minha vida para vasculhar todas as minhas falhas para então destilarem seu veneno peçonhento de inveja...
Há pessoas que entraram em minha vida e me agrediram profundamente e até hoje eu as procuro para dizer que já as perdoei e ela preferem me evitar de qualquer modo...
Há pessoas que chegaram em minha vida e estacionaram de paixão....
Há pessoas que chegaram em  minha vida e nem me pediram credencias e foram logo investindo em mim com tudo o que teem e podem até hoje...
Há pessoas que chegaram em minha vida e eu simplesmente não consigo esquece-las por serem tão preciosas para mim...
Há pessoas que chegaram em minha vida e tudo suportam, tudo esperam e tudo creem....
Há pessoas que chegaram em minha vida e sonham sonhos junto comigo até o fim...
mas ...
Há pessoas que chegaram em minha vida e acreditaram no que penso e sonho, pegaram asas e voaram para tão alto e longe, mas sempre voltam para agradecer com lágrimas de um campeão...
Há uma pessoa que chegou em minha vida e que me surpreende a cada manhã...
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
Não consigo entender tanto Amor assim...
A cada dia me revela Jesus Cristo e me envergonha, pois acredito que não mereço...
E a Bíblia diz:

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24

VOCÊ PODE PARTICIPAR DESTE PROJETO

OLÁ, QUERIDO(A)! VOCÊ ESTÁ VISITANDO UM ESPAÇO MUITO BOM PARA VOCÊ CRESCER E AJUDAR MUITOS OUTROS A CRESCEREM NA VISÃO DE MUNDO, VIDA, FÉ, ESPERANÇA E AMOR. ESPAÇO DE EDIFICAÇÃO E SEM JULGAMENTOS. PAZ INTERIOR E HONRA. AQUI VOCÊ SEMPRE É BENVINDO(A). DIVULGUE ESTE MINISTÉRIO ENTRE FAMILIARES, IRMÃOS NA FÉ, PARENTES E AMIGOS. VOCÊ NOS ABENÇOARÁ COOPERANDO COM QUALQUER AJUDA (MATERIAL, PENSAMENTO, SUGESTÃO, TEMAS, PESSOAL OU FINANCEIRA) SE DESEJAR CONTRUIBUIR COM A MANUTENÇÃO DESTA OBRA, ENVIE UM EMAIL PARA nafamiliafeliz@gmail.com OU PELO WHATSAPP: 98996097155 OU AINDA DEDIQUE SUA OFERTA VOLUNTÁRIA PARA: PIX/CNPJ: 22287919000140 MINISTÉRIO FAMÍLIA DE DEUS

FAMILIA DE DEUS

SOBRENATURAL

SOBRENATURAL