quinta-feira, 27 de março de 2014

SOU UMA ÁGUIA???

Isaías 40:31: "Mas os que esperam no senhor, renovação as duas forças, e subirão com asas de águias". 

Observem que há duas promessas nesse texto bíblico:
1 - Forças renovadas (Renovarão as suas forças);
2 - De subir aos céus, semelhantemente a uma águia.

Observem também que estas duas promessas não são para todos os habitantes da terra, e sim para os que esperam no Senhor. O texto é taxativo: as promessas são para os que esperam no Senhor Deus de Israel.

Mas, o que será que Isaias viu na águia, ou nas águias para usá-la como figura, símbolo, tipo do cristão? 
Segundo o doutor Russel Wallace (Grande ornitólogo), há no mundo 10.087 tipos de aves, e porque em meio a 10.087 tipos de aves, Isaías não usou outro pássaro qualquer - codorna, andorinha, bem-te-vi, sabiá, sua majestade rouxinol, etc. E sim uma águia?
A resposta não é outra senão "nenhuma outra ave poderia representar tão bem o cristão, quanto à águia".

O que significa ser águia? 
Comumente, os países que se consideravam fortes e invencíveis tinham como símbolo uma águia. Os Estados Unidos da América, tomou a águia como seu símbolo em 1872.
Semelhantemente, isto ocorreu com outros "impérios": Russo, Prussiano, Austríaco, a França de Bonaparte e o império Romano.
Na era de Jesus, ostentava-se, no cume do templo de Salomão, uma grande águia, que era o símbolo de Roma.


Razões para comparação do crente com a águia:

1 - DA FAMÍLIA DE PÁSSAROS GIGANTESCOS 

A águia não é da família de pássaros minúsculos, e sim de pássaros gigantescos, da família dos falcões e falconizes de natureza que, duma ponta a outra da asa, mede cerca de 3m de águia.
Da ponta do bico às penas da cauda, há cerca de 90cm de águia.
A águia é da família de pássaros grandes.

Que lição aprendemos aqui? O crente é da família não de deuses minúsculos e sim do GRANDE DEUS, que fez o céu e a terra. (Sal. 95:3; Sal. 77:13; 1Cr. 16:25; Sal. 48:1)


2 -A ÁGUIA É AVE DE RAPINA 

A águia como ave de rapina: sai em busca de sua presa, de sua alimentação. Inclusive, o próprio Jesus abordou este assunto. (Mat. 24:28; Jó 9:26).
Que lição aprendemos aqui? Assim deve ser o crente águia: deve sair em busca de sua alimentação espiritual, nas vigílias, nos cultos matutinos, congressos; enfim, onde tiver comida espiritual, vá, e alimente-se.


3- O COMPANHEIRO DA ÁGUIA
A ornitologia ensina que nenhuma outra ave é tão unida quanto às águias; elas são tão unidas que, quando um caçador chega a capturar uma delas, as demais choram literalmente a falta da águia capturada.

Que lição aprendemos aqui? Assim deve ser o crente águia: deve amar o seu irmão com amor ágape (amor sacrificial), Sal. 133:1-3. Já diz o adágio popular "uma comunidade unida, jamais será vencida". (Gl. 6:2).


4-A VISÃO DA ÁGUIA 

O golpe de vista da águia é, humanamente falando, incomparável. É a única ave que encara por quantas horas quiser o resplendor do sol.
A águia é dotada de um grande poder visual; tem olhos graúdos que ocupam quase um terço do seu crânio. Segundo a ornitologia, o cristalino dos olhos das águias focaliza uma formiga a lO.OOOm de altitude e em linha reta, horizontal, pode detectar a 20 km de distância.

Que lição aprendemos aqui? 
4.1.Que o cristão é a velha águia que se orgulha do passado, vive o presente, mas está olhando o futuro.
- Davi orou por sua visão espiritual (Sal. 119:18)
- Geazi teve visão espiritual após a fervorosa oração do profeta (II Reis 6:17)

4.2. Ainda: A águia é a única ave que encara o sol. O único povo na terra que encara o sol da justiça. (Jesus, Malaquias 4:2), chama-se crente águia.

4.3. O crente não enxerga somente lutas, provas etc, enxerga também de longe sua vitória, Amém?
- Paulo era um homem de visão espiritual (Atos 18:9)
- A visão espiritual é promessa para os nossos dias (J2.26)
- Jesus repreendeu a igreja de Laodicéia por falta de visão (Ap. 3:18)


5-A POTENCIALIDADE DE VOAR 
Os ornitólogos apelidam as águias de rainha dos ares, porque de todas as aves que decolam, ela é a que voa mais alto.
E chamada também de rainha dos ares por ser a única ave que, enquanto voa, descansa.
Isso é possível devido a sua estrutura óssea. Todas as aves que existem neste mundo têm a estrutura óssea longitudinal (comprida), enquanto que a águia tem toda a sua estrutura óssea cilíndrica, o que lhe permite:
A) Descansar enquanto voa;
B) Enfrentar tempestades;
C) Invadir turbulências.
A águia voa numa velocidade de 300 km/h e atinge a lO.OOOm de altitude (Pv. 30:18,19;Pv23:5).

Que lição aprendemos aqui? 
5.1. Voar mais alto: isto nos lembra acerca da altitude que os crentes galgarão um dia (voaremos até os céus); (I Ts. 4:17)
5.2. Descansar enquanto voa: não carecemos de pousar para o descanso, porque o nosso descanso não é aqui.
5.3. Enfrentando turbulências: nada detém o trajeto, o percurso do povo de Deus. (Hb. 11:33)


6 - O BRILHO OSTENSIVO NAS PENAS DAS ÁGUIAS 
As penas da águia brilham de tal natureza que ofuscam os olhos de quem a fita, quando refletidos pelos raios solares.

Que lição aprendemos aqui? Assim deve ser o crente águia: brilhando sempre com o reflexo da glória de Deus.
Não existe coisa mais triste que um crente desanexado da glória de Deus, do que uma Igreja sem brilho.


7 - AS GARRAS DA ÁGUIA 
A águia usa as suas garras como instrumento de defesa e ataque. As garras são tão importantes para elas como os braços são para os homens.
Suas garras funcionam como trava: quando uma águia toma uma presa jamais ela escapa das suas garras.
Quando a águia percebe a presença de cobras ou serpentes em alguma toca, coloca as pontas das asas na boca da mesma.A serpente irada morde as penas da águia solta o veneno mas não lhe atinge, porque são penas e não carne.

Que lição aprendemos aqui? O único povo da terra que resiste, enfrenta e vence a antiga serpente (o maligno, Apocalipse 12:9), chama-se crente águia. "Em breve o Deus da paz, esmagará a serpente debaixo dos vossos pés"


8 - A ÁGUIA É UMA AVE DIURNA 
As águias exercem as suas atividades durante o dia, durante a noite elas se recolhem.

Que lição aprendemos aqui? Isto tem muito a ver com a vida cristã, Jesus Cristo dissera "trabalha enquanto é dia porque a noite vem".


9 - O NINHO DA ÁGUIA 
Os caçadores menos favorecidos são os caçadores de águia, pois ela faz o seu ninho em locais de alta segurança, aonde os homens não podem chegar.
Segundo a Bíblia, as águias fazem o seu ninho em rochedo alterneiros, em montanhas altíssimas, em locais de difícil acesso. (Jó 39:27, 28)

Que lição aprendemos aqui? O crente é um ser precavido, que deve procurar colocar seus frutos do espírito em lugar quase inacessível ás tentações; ele não dá lado ao maligno.


10-O RENOVO DA ÁGUIA: A águia é a única ave que se renova (SI. 103:5).
Segundo a ornitologia, a águia, quando velha, perde o brilho das penas, que começam a cair; o nervosismo apodera-se dela, o bico enverga e cria um campo adunco de forma que a águia não pode alimentar-se, pois o capo adunco a impede.
Criam-se ainda duas escamas nos seus olhos e o golpe de vista já não é mais o mesmo; suas garras envergam e perde o tato. Fica feia, detestável. Mas ela (a águia) não aceita a vida irrenovável.

Que ela faz quando velha? Foge para um rochedo e oculta-se ali, num período de 9 a 12 semanas.
Enquanto isto, as velhas penas vão caindo e ela fica completamente depenada. As duas escamas ostensivas nos olhos aos poucos vão caindo.
Já com a nova plumagem, ela sai do refúgio (em um dia de sol), abrindo o segundo processo de sua renovação (as garras e o capo adunco do bico).

Que ela faz, então? 
Voa em velocidade contra a rocha, crava o bico e as garras na parede de pedra, do cume até embaixo, deixando ali o adunco e as velhas garras, piando de dor, pois que tanto o bico quanto as garras estão em carne viva, jorrando sangue.
Depois disso, alça às alturas em busca do oceano e, uma vez encontrado, dá um rasante vôo e mergulha no oceano. O salitre (sal) ostensivo no mar estanca o sangue que jorra das garras e do bico. Este processo (de mergulho) é repetido por 3 ou mais vezes.

Que lição aprendemos aqui? Assim é o crente águia, nunca aceita a vida irrenovável.

Se a vida irrenovável já te alcançou faça como a águia, fuja para a rocha (tipo de Cristo; rocha ferida de Meribá; pedra angular de esquina, rejeitada pelos edificadores). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMILIA DE DEUS

SOBRENATURAL

SOBRENATURAL

IN - AGRADECE A VOCÊ...

OLÁ, QUERIDO(A)! VOCÊ ESTEVE VISITANDO UM ESPAÇO MUITO BOM PARA VOCÊ CRESCER E AJUDAR MUITOS OUTROS A CRESCEREM NA FÉ, ESPERANÇA E AMOR. CRESCER EM GRAÇA E EMOCIONALMENTE. ESPAÇO DE EDIFICAÇÃO E SEM JULGAMENTOS. PAZ INTERIOR E HONRA. AQUI VOCÊ SEMPRE É BENVINDO. DIVULGUE ESTE MINISTÉRIO ENTRE FAMILIARES, IRMÃOS NA FÉ, PARENTES E AMIGOS. VOCÊ NOS ABENÇOARÁ COM ASSIM. SE DESEJAR NOS ABENÇOAR COM A MANUTENÇÃO DESSA OBRA DEDIQUE SUA OFERTA PARA
- Primeira Igreja Batista de Açailândia
- Banco do Brasil
- Agência 1311-0
- Conta Corrente: 33.407-3
ou para
- Ivo Nogueira
- Banco do Brasil
- Agência: 1311-0
- Conta Corrente: 34.339-0

AMAMOS VOCÊS E ORAMOS POR SUA FAMÍLIA.

Isaías 58:12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
PAZ & BÊNÇÃO
"Tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente." (3a. João,2)
SHALOM B’RACHOT (PAZ & BENÇÃO).

VISITE O MEU BLOG
:
http://ivonogueira.blogspot.com
Skype: ivonogueira789
WhatsApp: 5599981153797
FACEBOOK: Ivo Nogueira
MSN: ivopr@hotmail.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
http://www.institutofamiliafeliz.com
CNPJ: 07.349.593/0001-45
Fone: 99-35382415

FONE: (98) 991285683 - 996097155 / (98) 996097155(WhatsApp)
------------------------------------------------------------

Conta Bancária
Caixa Econômica Federal
Agência: 2080
Op.: 013
Conta Corrente: 0005511-9
-------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------
Obrigado pela Cooperação