segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Liberdade de Deus



Quando encontrei Aquele que me separou para Ele mesmo antes da fundação do mundo—delírio de quem crê e não duvida!—, uma das primeiras questões que me vieram foi sobre o destino daqueles que nunca haviam recebido a “informação” histórica acerca do Evangelho.

Li todos os comentarista bíblicos que estavam disponíveis na biblioteca de meu pai e de muitos amigos teólogos e pastores.

Eu tinha 18 para 19 anos.
Sentia-me como um potro no cio pelas experiências do saber e do conhecimento.

Mas ninguém falava do assunto.

O Tema era Tabu!

Então, resolvi fazer o que sempre faço até hoje: ler a Palavra, mesmo que sem “acompanhante”, e pedir a Deus o discernimento do assunto.

Minha “tese” de ordenação ao ministério presbiteriano foi acerca disso.
Nunca a publiquei em razão de ter visto o alvoroço que ela causou no presbitério que se reuniu para “examiná-la”.
Foram quase três dias de debate!

A maioria me julgava “liberal” por ter o entendimento que ali expressei.

O que eles não podiam entender era que apesar de crer daquele modo, meu compromisso com o anuncio das Boas Novas era mais intenso do que eles conseguiam imaginar ser possível em alguém que afirmasse o que eu afirmava.

Meus eixos para o discernimento da questão eram simples.

1. Deus não condenaria à danação quem nunca soube nada além do que soube.

2. Cada um seria, portanto, julgado pela luz que teve; não pela luz que não teve.

3. A Cruz de Cristo é o centro de tudo. Portanto, a salvação é sempre em Cristo, mesmo que o salvo nunca tenha ouvido falar Nele como “nome próprio”.

4. O personagem “Melquisedeque” era a resposta para a Graça da Revelação que acontece “fora” do contexto geográfico, histórico, político, cultural da “informação” salvadora.

5. Os filhos de Abraão eram os condutores históricos da “informação salvadora”, não o limite da Graça salvadora.

6. A Queda em Adão não poderia ser mais esmagadora que a Salvação no Segundo Adão: Jesus!

7. Uma infinidade de textos do V. e do N. Testamentos me davam essa certeza: Deus nunca se confinou às fronteiras de nenhuma geografia; e não se tratava apenas de “Graça Comum”, mas, para mim, o “Comum era a Graça”. Nada poderia e pode ser “mais especial”.

8. A observação humana do fenômeno “humano” me mostrava, desde criança—talvez em razão da educação humana e aberta que vinham de meu avô, João Fábio, e de meu pai—que Deus não manifestava a sua “imagem” apenas nos “crentes”, mas em todos os homens—sem falar que meu avô nunca foi “evangélico”, mas poderia ensinar a todos os pastores que eu conheço o que é possuir uma consciência cristã, em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo, mesmo sem ter tido a “informação” histórica acerca do benefício da Graça que nos alcançou em Jesus Cristo.

9. Sempre cri no inferno, mas nunca achei que ele fosse um lugar, e nem que pudesse ser aferido com categorias humanas de “tempo”. Para os “cristãos” o tempo é uma das coisas mais mal compreendidas; daí nosso conceito de “eternidade” ser tão vinculado ao tempo—algo que não acaba nunca; que a gente assiste como um dia depois do outro...bobagem!

10. Minha motivação para pregar a Palavra não era o inferno, nem o juízo; mas o privilégio de anunciar tão grande salvação a todos homens; sem falar que sempre preguei a Graça como uma Graça para quem a anuncia como expressão da gratidão de haver sido iluminado pela maravilhosa e única salvação, que está em Cristo.

Bem, quase trinta anos depois, preparo-me para re-escrever a minha “tese”, que não é minha, e nem é original, pois está explicitada na Palavra—isso para quem não tem medo de “somar” e dizer o “resultado”.

Não há nada novo debaixo do sol.

A novidade é apenas a coragem de expressar o que está “revelado”.

O problema é que há os “pregadores de etiqueta” que sempre tentam colar em você os mais diferentes “rótulos”.

Eu, no entanto, estou livre; nunca estive tão livre; e, essa liberdade não avança para além do que sempre cri e expressei, conforme a Palavra.

A diferença é que hoje digo da varanda muitas coisa que antes eu dizia no “interior” da casa.

Para quem desejar, tanto neste site, como em muitos outros livros meus, o assunto está posto sem titubeio. Sem falar que no meu livro O Enigma da Graça o tema está mais que aberto!

Deus não é judeu!

Deus não é cristão!

Deus não é protestante!

Deus não é evangélico!

Deus não é Neo-pentecostal!

Deus é!

Nós é que somos essas “coisinhas” pequenas, e queremos que o Senhor caiba nessas caixinhas de pequenas convicções, e que calce Seus santos pés com sapatinhos de japonesa!

Agora, enquanto escrevo isto, sei que o Espírito está se revelando nas ilhas remotas, nas selvas esquecidas, nos montes inatingíveis, nas tribos perdidas, nos guetos impenetráveis, e nos ambientes inalcançáveis dos corações de milhões de seres humanos!

Ora, isto sem que nenhum “missionário” lá tenha chegado!

O Espírito sopra onde quer, ou não?

Mas como eu não sei o que Deus está fazendo, eu faço o que Jesus mandou: eu prego a Boa Nova!


O meu privilégio e anunciar isso do modo como Jesus fez; e que no Evangelho é tão claro: sem religião!

Jesus não nos chamou para uma religião. Ele nos chamou para a Vida!

Quem ouvir a voz de Deus no Evangelho pregado e confirmado pelo Espírito, será salvo. Quem teve a mesma chance, e decidiu não crer, já está condenado!

Quem nunca ouviu nada de homem algum, será ouvido por Deus e julgado por Ele—e somente por Ele—conforme a consciência que teve, e de acordo com a iluminação que possuiu.

Mas ninguém é salvo sem que tenha sido por causa da Cruz, e do Sangue conhecido antes da fundação do mundo: o sangue do Cordeiro!

E saibam: este Sangue tem Poder!

Nele, que é livre,


Caio

domingo, 30 de janeiro de 2011

VALORES SAGRADOS

Quando a realidade da sua vida está em conflito com os seus mais profundos anseios, valores e prioridades, nada irá funcionar bem. Como você pode esperar ser bem-sucedido em alcançar aquelas coisas que você nem sequer deseja verdadeiramente alcançar? Jack Petersen
Pare, ainda que por apenas alguns momentos, e considere as prioridades que você tem estabelecido para a sua vida. A seguir pergunte a si mesmo: “O que vou fazer com isso?” A realidade é que você traz em sua mente e no seu coração algumas prioridades, coisas que realmente são importantes para você. Mas uma pergunta eu lhe faço: Será que essas coisas – a seu ver importantes – estão se refletindo no seu tempo e nas suas ações?...
Quero encorajá-lo a investir mais do seu tempo, mais dos seus pensamentos, mais dos seus sonhos e mais dos seus esforços onde o seu coração realmente está. As realizações que de fato importam são aquelas que têm signficado e substância para você. Se você apenas acompanha cegamente a superficialidade do mundo, as definições superficiais de sucesso, você irá também se tornar superficial. E afinal, é isso mesmo que você deseja?
Comprometa seu tempo, sua atenção e entusiasmo, a substância e essência da sua vida com aqueles valores sagrados, porque são eles que podem resgatá-lo de uma trajetória frustrante. Traga Deus para o centro da sua existência. Deus não apenas criou o Universo, mas criou você com um propósito singular. Use a sua singularidade no melhor do seu potencial, fazendo com que as suas prioridades o levem a um patamar nunca antes alcançado.
E a Bíblia diz:
Confia no Senhor de todo o teu coração(...)reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5-6

sábado, 29 de janeiro de 2011

SEJA GRATO


Frustração é não ter ninguém sobre quem lançar culpa. Dean Oswald
A próxima vez em que você for tentado a culpar, condenar, vingar-se de, ou agir contra, irado, pergunte-se a si mesmo: Qual o benefício? A próxima vez em que você começar a se preocupar, ou a sentir pena de si mesmo, pergunte-se: Qual o benefício?
Cada um dos seus pensamentos e atitudes traz consigo um resultado. Seja o que for que você venha a fazer, procure saber a razão... Isso porque a essência da sua vida é determinada pelo direcionamento dado por você a seu foco, atenção, tempo e energia. Assim sendo, se seu foco está concentrado na ira, você terá razões de sobra para se irar. Se seu foco está voltado para a preocupação, você terá muito com que se preocupar.
No entanto, se seu foco for uma gratidão profunda a Deus pelas chuvas de bênçãos derramadas sobre sua vida, numa base diária - trezentos e sessenta e cinco dias ao ano -, então você terá muitas coisas para agradecer. E ao se focalizar na gratidão você estará fazendo exatamente o que Deus deseja que você faça.
E a Bíblia diz:
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.  I Tessalonicenses 5:17

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FIQUE CALADO


Poder genuíno e influência acontecem mediante a cooperação e o silêncio. Adam Doodley
Alguma vez você ouviu o barulho do sol, ao despontar no nascente? Ou ouviu o barulho da lua, ao se apresentar toda iluminada numa noite escura? Você já ouviu o som provocado pelo encontro do esperma com o óvulo, ao criarem o milagre da vida? Nós somos ensinados em nossa sociedade a julgar que o poder e o agressivo ruidoso são de alguma maneira intimidadores. No entanto isso absolutamente não é verdade.
É no silêncio que o Criador trabalha. A sua criação surge em meio ao silêncio. É no silêncio que alguém pode entrar em sintonia com a presença magnífica de Deus e seu poder ilimitado.
Há poder e incríveis maravilhas no silêncio. Portanto, mantenha-se silencioso em torno de seus sonhos e aspirações. Faça silêncio a respeito daquilo que você está fazendo, porque está fazendo e quando está fazendo. Há saúde, há poder, há preciosas realizações no silêncio.
E a Bíblia diz:
As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos. Eclesiastes 9:17

TENTE OUTRA VEZ


Uma vasta quantidade de pessoas estão “encalhadas” em sua vida. A razão disso não é circunstância, incompetência ou falta de oportunidade, e sim a simples resistência a mudar e tentar coisas novas. Richard Carlson
Muitos de nós fazemos as mesmas coisas dia após dia. Temos os mesmos hábitos, vamos aos mesmos lugares, conservamos as mesmas opiniões, nos frustramos com as mesmas coisas, pensamos os mesmos pensamentos e fazemos as coisas da mesma maneira. Que chatice!
Começando hoje, diga a si mesmo que você irá fazer alguma coisa, só que um pouco diferente do usual. Talvez você possa ser mais cordial e um pouco mais compreensivo com seus companheiros de trabalho. É possível que nunca lhe haja ocorrido a idéia de convidar um determinado colega para um almoço informal. Quem sabe não é tarde demais para superar seu temor de pedir ajuda a alguém, um conselho, uma orientação.
Seja quem você for, ou faça você o que fizer, sempre existe algo diferente que você pode fazer. Você acabará descobrindo que irá gostar, além de ganhar novas perspectivas com essas pequenas mas significativas mudanças. Ao mesmo tempo você ficará sabendo que poderá abrir novas e empolgantes portas, pelo fato de simplesmente promover alguns ajustes nas suas atitudes.
Tente algo diferente. E se você se sentir bem com essas mudanças – como eu acredito que irá acontecer –, suspeito que continuará tentando outras!
E a Bíblia diz:
A esperança dos justos é alegria, mas a expectativa dos perversos perecerá. Provérbios 10:28

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

HORA DE PAGAR A CONTA


Para obter aquilo que realmente é digno de se obter, talvez seja necessário assumir perdas monumentais. Bernadette Devlin
Gostaríamos de pensar que para cada difícil e complicado problema sempre haveria uma fácil solução. Porém, cada resposta dada a um difícil problema parece trazer embutida uma armadilha. As respostas podem parecer fácil na superfície mas o fato é que elas freqüentemente demandam que você venha a um ceder numa área séria e substancial pela qual você não pode se desfazer.
Por exemplo, contar uma mentira pode freqüentemente ser o caminho mais fácil de alguém se livrar de uma situação difícil. Porém, quando você conta uma mentira você se torna escravo dela; isto porque para sempre você terá que carregar o jugo de manter uma mentira, que por conseguinte irá aumentar esse mesmo jugo.
A verdade, porém, é que no final o genuíno “caminho fácil” é evitar os atalhos que constantemente estão à nossa frente e fazer aquilo que necessariamente deve ser feito. Problemas difíceis requer compromisso e persistência para que sejam vencidos e superados. Grandes realizações sempre requer grandes esforços. Esteja aberto e desejoso de pagar o preço antecipadamente. Quanto mais cedo você fizer aquilo que necessariamente tem que ser feito, muito mais eficiente você também será.
E a Bíblia diz:
Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. Provérbios 14:12

VOCÊ PODE PARTICIPAR DESTE PROJETO

OLÁ, QUERIDO(A)! VOCÊ ESTÁ VISITANDO UM ESPAÇO MUITO BOM PARA VOCÊ CRESCER E AJUDAR MUITOS OUTROS A CRESCEREM NA VISÃO DE MUNDO, VIDA, FÉ, ESPERANÇA E AMOR. ESPAÇO DE EDIFICAÇÃO E SEM JULGAMENTOS. PAZ INTERIOR E HONRA. AQUI VOCÊ SEMPRE É BENVINDO(A). DIVULGUE ESTE MINISTÉRIO ENTRE FAMILIARES, IRMÃOS NA FÉ, PARENTES E AMIGOS. VOCÊ NOS ABENÇOARÁ COOPERANDO COM QUALQUER AJUDA (MATERIAL, PENSAMENTO, SUGESTÃO, TEMAS, PESSOAL OU FINANCEIRA) SE DESEJAR CONTRUIBUIR COM A MANUTENÇÃO DESTA OBRA, ENVIE UM EMAIL PARA nafamiliafeliz@gmail.com OU PELO WHATSAPP: 98996097155 OU AINDA DEDIQUE SUA OFERTA VOLUNTÁRIA PARA: PIX/CNPJ: 22287919000140 MINISTÉRIO FAMÍLIA DE DEUS

FAMILIA DE DEUS

SOBRENATURAL

SOBRENATURAL